quarta-feira, 10 de maio de 2017

Dentistas advertem: levar o bebê ao consultório pode prevenir enfermidades

Saúde

Muitos pais não atentam para a importância de levar os filhos, antes mesmo da primeira dentição, ao dentista. Começar a prevenção contra as cáries, o quanto antes, pode garantir à criança, dentes fortes e sadios. De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, os cuidados devem começar ainda nos primeiros meses.
Por falta de informação, muitas mamães acabam protelando essa visita, deixando para depois dos dois anos de idade. Outro fator que influencia é a ideia de que os dentes de leite irão cair mesmo, portanto não é motivo de preocupação.
Dicas fáceis de como limpar a gengiva do bebê após a última mamada e uma breve consulta ao dentista, auxiliam na identificação de fatores de risco de cárie, além da avaliação das estruturas internas da boca, mucosa e do aconselhamento em relação a alimentação da criança. Nesta fase também é possível fazer o "teste da linguinha", que ajuda a detectar uma possível língua presa.
A higienização da boca dos bebês pode evitar doenças como a candidíase oral, o popular "sapinho", por isso é necessário que uma rotina de cuidados seja introduzida antes mesmo do primeiro dente aparecer. O dentista poderá orientar sobre como proceder nesta fase, que geralmente ocorre por volta dos seis meses de vida.
A odontopediatra, Silvia paixão, da clínica "Klariss", afirma, que quanto mais cedo a criança começa a visitar o dentista, melhor será o relacionamento com o profissional. De acordo com Silvia, falar sobre possíveis enfermidades é o primeiro passo para uma prevenção. As cáries não causam apenas dor, contribuem para problemas de comportamento e alimentação, afetando inclusive, o estado nutricional da criança.
Ao procurar um especialista, os pais aprendem a como cuidar da dentição do filhos e das causas e consequências das cáries, que é uma doença multifatorial.
"Os pais beijam a boca dos filhos, sem saber que os estão contagiando com bactérias cariogênicas. Eles também não sabem que não devem soprar os alimentos, como a sopa. A consulta preventiva, evita hábitos inadequados", garante Silvia.
A Klariss Boutique Odontológica fica na Estrada dos bandeirantes, 7000, loja A, em Jacarepaguá. Atende de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado até às 14h. Entre os principais tratamentos da clínica, estão o clareamento dental, invisaligne, bichectomia, entre outras novidades na área de estética bucal.


Foto: Reprodução da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário