sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dia Nacional do Choro - Centenário de Carinhoso

Cultura 


O Dia Nacional do Choro será comemorado no próximo dia 23, em grande estilo, no evento organizado pelo “Movimento Choro Suburbano da Leopoldina”, formado pelos músicos, Marcio Vinhas, Cenira Santos, Paulo Santos, Ulisses Conte, Mestre Siqueira e Zelão do Cavaco. Será a maior reunião de instrumentistas em torno desse ritmo, genuinamente brasileiro, que é o pai do samba e o avô da bossa nova.
Este ano a homenagem marcará, também, os 120 anos do Maestro Pixinguinha e os 100 anos de um dos seus choros mais famosos, "Carinhoso", em parceria com Braguinha. A programação começará com a “Bênção de Pixinguinha” às 7h, em Ramos, em frente a casa onde morou o Maestro. Os instrumentistas interpretarão “Carinhoso”, e será lido um manifesto pela valorização do subúrbio e sua cultura. Dali, as homenagens seguem para a Estação de Ramos, onde Paulo Ramos também será homenageado.
Às 10 horas acontecerá a “Saída do Trem do Choro”, na Central do Brasil. O evento, já em sua quinta edição, realizará uma viagem literalmente musical com execução dos clássicos do choro. Para embalar esse passeio lúdico, em cada vagão, um grupo de chorões. Já estão confirmados: Choro Samba & Cia; Choro Suburbano; Regional Ernesto no Choro; Josias Nunes e os Chorões, e Pexin Budega. O destino será a Estação Penha Circular.
O grupo Choro Samba & Cia faz parte da nova geração do gênero e encarna a missão de mantê-lo vivo. Os “Chorões da Nova Geração” são os Multi-instrumentistas, Bonfim Lopes Lehart, JF Neves, Rafhael Santos, Cida Adão e Café, que interpretam clássicos da música brasileira. No repertório, os gêneros genuinamente brasileiros: choro, samba e bossa nova.

          Foto Alle Vidal
Das 13h às 22h, acontecerá um show na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, com os maiores representantes do gênero: Hamilton de Holanda (padrinho do Trem do Choro); Antônio Rocha; Zé da velha e Silvério Pontes; Zeca do trombone; Sombrinha; Escola de Choro AMC da Baixada; Nelson Sargento; Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense; Paulo Santos e Movimento Coletivo Choro Suburbano, e o bandolinista Hamilton de Holanda, que é o padrinho do trem do choro e um dos maiores representantes do choro no Brasil e no exterior. O artista começou a tocar aos cinco anos de idade e a se apresentar aos seis. Aos oito anos, o músico mirim já acumulava três anos de prática e dois de palco. Aprendeu a tocar antes mesmo de ser alfabetizado. Hamilton tem quase 30 trabalhos lançados, entre vídeos e CDs.









 Foto de arquivo
A Lona Cultural João Bosco fica na Avenida São Félix, 601, em Vista Alegre.
A entrada é franca e a classificação etária é livre.

Programação:

 7 h.  Casa de Pixinguinha - Rua Pixinguinha, 7 - Ramos
 8 h.  Estação de Ramos
10 h. Trem do Choro - Estação Central do Brasil
12 h. Carreata do Choro - Estação Penha Circular
13 h. Lona Cultural João Bosco 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário